Home > Uncategorized > Unindo arquivos com o MEncoder

Unindo arquivos com o MEncoder

Algumas vezes preciso baixar arquivos de video por parte e é muito chato ficar vendo pedaço por pedaço, então após uma pesquisada encontrei o MEncoder.

Ele também poderá ser usado para unir arquivos de som.

Para instalar o MEncoder

sudo apt-get install mencoder

Vejam como é fácil unir arquivos .avi.

mencoder -ovc lavc -oac lavc 001.avi 002.avi 003.avi -o output.avi

Categories: Uncategorized Tags: ,
  1. 03/05/2007 at 8:51 AM

    Legal, mas, você já tentou um:

    cat arquivo1 arquivo2 > saida.avi ??

  2. 03/05/2007 at 9:39 AM

    Olá Jonh,

    Tentei fazer isso e não deu certo. Vou tentar novamente.

    Sds,

    Alex

  3. Allan GooD
    03/05/2007 at 10:15 AM

    Jonh Wendell,

    Isso não dá muito certo não.
    Arquivos AVI possuem um index e um simples cat irá corrompe-lo.

  4. 03/05/2007 at 12:00 PM

    O uso do ‘cat’ só vai funcionar se os arquivos forem iguais (codec de video e audio). Entretanto isso vai gerar um arquivo sujo, assim recomendo o uso do seguinte comando para arquivos iguais:
    mencoder -ovc copy -oac copy 001.avi 002.avi 003.avi -o output.avi

    Assim economiza processamento, já que não precisa mudar os codecs.

  5. Danilo Marques
    03/05/2007 at 3:35 PM

    Ótimas dicas (do Alexandro e Leonardo). Esta vai para o ‘caderninho’.:)

    Uma dica para juntar VOBs de DVD é usar o tcccat (do pacote ‘transcode’) …

    []s

  6. Túlio Padilha
    03/06/2007 at 12:20 PM

    Cara. Acabei de ler seu artigo sobre o ossec. Achei estranho quando fui criar o script no init.d, pois já existia um arquivo “ossec” com um texto muito parecido com o que você propôs. Minha dúvida é: por acaso o ossec há não vem por padrão no Dapper Drake? Por quê aquele script já estava lá? Será que é porque ele já é instalado por padrão na versão 1.0 (seu tutorial só fala da versão 0.9-7) ??? Só mais uma coisa: os links estão errados, pois a versão vou atualizada, e o portal para download também. Minha dúvida é ainda mais intensa pq não acho o ossec no synaptic, por isso n sei se já veio com o kubuntu ou se foi instalado pelo script de instalação.
    Obrigado.

  7. andretyn
    03/07/2007 at 5:11 PM

    E como estamos falando sobre vídeo, que tal um programa para fazer, editar e colar legendas, eu vi o gnome-subtitles que postaram aqui no ubuntu-planet, mas acho que o jubler (www.jubler.org) muito melhor, só tem um porem, tem que ter java, mplayer e aspell para funcionar, do resto, parece muito proficional.
    bem, ai está “meus 02 centavos de ajuda!!”🙂

  8. 05/28/2007 at 9:52 PM

    OLHÁ eu procuro é um programa para unir arquivos de videos mas não é no formato de avi não no formato normal de dvd como eu faço para unir

  9. 05/28/2007 at 9:53 PM

    OLHÁ eu procuro é um programa para unir arquivos de videos mas não é no formato de avi não no formato normal de dvd como eu faço para unir ou que programa vocês me oferençe que tem essa capacidade de fazer isso

  10. 12/14/2007 at 2:24 PM

    Oi Pessoal,
    E no caso de querer unir dois arquivos AVI, juntamente com as legendas como posso fazer isso .

  11. saybot
    07/27/2010 at 12:41 PM

    Olá pessoal, estou escrevendo uma resposta à este artigo pq percebi pelo artigo e comentários q o pessoal aq é um pouco leigo no assunto e resolvi ajudar dando informações mais precisas esperando q sejam úteis a todos, para ajudar a promover o linux. O negócio é o seguinte o comando cat é para unir binários separado por algum programa separador de arquivos, usualmente usado para facilitar upload e download via internet pra qm n tem banda larga ou banda ruim, e independe do arquivo ser um vídeo, pode ser um rar, um txt, um doc, um exe, qualquer arquivo q vc deseje separar ou unir em partes. Logo o comando cat é similar ao type do windows, e une de forma binária os arquivos. Se o arquivo em questão for um vídeo e tiver separado por um programa spliter, vc poderá uní-lo por cat 1.avi 2.avi > arquivo_final.avi ou type 1.avi 2.avi > arquivo_final.avi se for em windows, o arquivo original antes de ser separado tinha apenas um índice q o identificava como arquivo de vídeo e as partes separadas são apenas binários “soltos” sem índice. Mas para unir arquivos separados por um programa de vídeo, por exemplo, cada arquivo terá seu próprio índice de descrição, logo se vc unir via cat ou type vc terá um arquivo com erro q só funcionará até o fim da primeira parte. então o jeito é unir via mencoder mesmo. Mas como discernir entre um e outro caso? Simples, depois de baixados os arquivos, rode num player o 1 arquivo e os consecutivos, se apenas o 1º arquivo rodar no player e os consecutivos não rodarem, é pq estão sem índice, então use o cat. se todos os arquivos rodarem no player, então use o mencoder. mas se vc precisar usar o mencoder, mas quiser deixar o arquivo original como era antes de ser separado e com um índice apenas, então vc precisara usar outro comando do mencionado neste artigo, que é mais prático e evita recodificação. e o comando é este:
    mencoder -oac copy -ovc copy -idx -o arquivo_final.avi video1.avi video2.avi video3.avi
    onde vc pedira pro mencoder apenas copiar, sem recodificar o áudio ou o vídeo, e criar um ínice único do arquivo final.
    Quanto à legendas, sugiro que após unir os arquivos, vc use o programa avidemux, que além de permitir recodificação ou apenas cópia, permite a sobreposição de legendas com a vantagem de vc poder assistir e corrigir as legendas antes de salvar o arquivo, evitando assim ter o embaraço de ter que salvar o arquivo denovo caso haja algum erro de sincronia, ou tradução na legenda. Espero ter ajudado!

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: