Home > Uncategorized > Configurando o Bind9 no Ubuntu/Debian ( Atualizado )

Configurando o Bind9 no Ubuntu/Debian ( Atualizado )

Precisei instalar um DNS Server recentemente e vi que este tutorial estava um pouco desatualizado.

Aproveitei a oportunidade para atualizá-lo.

Instalando o Bind

sudo apt-get install bind9 dnsutils

Configurando o Bind

Fazendo backup do named.conf.local

sudo cp /etc/bind/named.conf.local /etc/bind/named.conf.local.ORIG

Aqui é onde configuramos as zonas do DNS.

sudo vim /etc/bind/named.conf.local

Adicione as seguintes linhas no arquivo named.conf.local

# Esta e uma definição de zona. substitua acme.local com o nome do seu dominio

zone “acme.local” {
type master;
file “/etc/bind/zones/acme.local.db”;
};

# Esta e uma zona reversa. substitua o 0.168.192 com o seu endereco de rede em notacao reversa – e.g meu endereço e 192.168.0

zone “0.168.192.in-addr.arpa” {
type master;
file “/etc/bind/zones/rev.0.168.192.in-addr.arpa”;
};

Agora faça o backup e edite o arquivo named.conf.options

sudo cp /etc/bind/named.conf.options /etc/bind/named.conf.options.ORIG

Edite o arquivo named.conf.options e informe um servidor de encaminhamento ( forwarder )

sudo vim /etc/bind/named.conf.options

forwarders {
# Susbstitua o endereco abaixo com o endereco do seu provedor de DNS

208.67.222.222;
};

Adicione o arquivo de definição de zona (substitua acme.local com o nome do seu dominio)

sudo mkdir /etc/bind/zones

sudo vim /etc/bind/zones/acme.local.db

O arquivo de definicao de zona é onde nós adicionamos todos os endereços/máquinas que nosso DNS conhecerá.

// Substitua acme.local com o nome do seu dominio. nao esqueca do . depois do nome do dominio!
// tambem, substitua o ns1 com o nome do seu servidor DNS

$TTL 604800
@ IN SOA acme.local. admin.acme.local. (
2009051301 ; Serial
7200 ; Refresh
120 ; Retry
2419200 ; Expire
604800) ; Default TTL
;
@ IN NS ns1.acme.local.

acme.local. IN MX 10 mail.acme.local
acme.local. IN A 192.168.0.1
www IN CNAME acme.local.
mail IN A 192.168.0.1

Criando o arquivo de zona reversa

sudo vim /etc/bind/zones/rev.0.168.192.in-addr.arpa

$TTL 1d;
$ORIGIN 0.168.192.IN-ADDR.ARPA.
@ IN SOA ns1.acme.local. admin.acme.local. (
2009051301
7200
120
2419200
604800
)

IN NS ns1.acme.local.
1 IN PTR ns1.acme.local.

Reinicie o servidor Bind usando o seguinte comando

sudo /etc/init.d/bind9 restart

Testando o servidor DNS

Modifique o arquivo /etc/resolv.conf com as seguintes configurações

sudo vim /etc/resolv.conf

search acme.local
nameserver 192.168.0.1

Teste o servidor usando os seguintes comandos:

dig acme.local

ping mail.acme.local

Categories: Uncategorized Tags: , , , ,
  1. João Paulo
    05/10/2008 at 9:30 AM

    Lembrando que no Debian, para executar esses comandos com sudo, primeiro deve alterar o /etc/sudoers e adicionar a seguinte linha:

    usuario ALL=(ALL) ALL

    onde usuário é o seu login. (Essa é a forma mais genérica do sudoers e é a forma na qual o ubuntu fica (com a diferença que, no ubuntu, ele cria o grupo admin e passa: %admin ALL=(ALL) ALL).

    No debian, caso não queira que seu usuário vire sudoer, basta antes de executar qualquer comando digitar:

    $ su
    senha

    depois executar os comando citados sem o ‘sudo’

  2. 05/23/2008 at 11:10 PM

    Meu aluno Josenilson… AGLUGLUGLUGLUGLU ahahha, Nilson engordou 4 quilos depois dessa 😀

    Sobre a edição da lista dos sudoers, o comando ” visudo ” também funfa.

  3. dionatas
    03/22/2009 at 3:03 PM

    Olá alex, acho que no debian não existe este arquivo “/etc/sudoers” não.

  4. marciods
    08/28/2009 at 11:13 AM

    segui seus passos aqui em uma maquina de teste de e o bind da erro na reinicializacao, saida do erro:
    ns1:/etc/bind# /etc/init.d/bind9 restart
    Stopping domain name service…: bind9rndc: connect failed: 127.0.0.1#953: connection refused
    .
    Starting domain name service…: bind9 failed!
    ja troquei o usuario do rndc para o root mais ainda nao esta funcionando, no Oraculo so encontrei essa opcao para resolver esse problema de 127.0.0.1#953: connection refused, se tiverres alguma ideia de como resolver, agradeceria.

    Obs.: DNS nao e muitop minha praia, mas nao podemos fazer so o que gostamos. 😉

    • 08/28/2009 at 11:19 AM

      Olá Marcio,

      Você já deu uma olhada no arquivo de log do Bind ( /var/log/bind.log )?

      Sds,

      Alex

      • marciods
        08/28/2009 at 11:34 AM

        eu ate havia tentado, porem ele nao existe… :/

  5. Marcelo Rito
    12/01/2009 at 3:04 PM

    Alex, aqui é o Rito beleza? velho estou tendo problemas com o bind9 após uma atualização… o erro é o mesmo que marciods está passando, segue:
    root@dowjones:~# /etc/init.d/bind9 restart
    * Stopping domain name service… bind9
    rndc: connect failed: 127.0.0.1#953: connection refused
    [ OK ]
    * Starting domain name service… bind9 [fail]
    Pode me ajudar?

  6. 12/10/2009 at 8:05 AM

    MArcioDS: Os eventos de log do Bind9 no debian são registrados no /var/log/syslog!!!

    Marcelo: Verifiquem seu named.conf a linhas que contem as chaves rndc …

    include “/etc/bind/rndc.key”;

    controls {
    inet 127.0.0.1 port 953
    allow { 127.0.0.1; } keys { rndc-key; };
    };

    dependendo do uso do seu DNS nem precisa ter! Pode remove-las, essa chave é para criar uma relação de confiança entre o dns master e dns slave.

  7. 04/14/2010 at 7:33 PM

    Parabéns e obrigado pelo Post!

    Seguindo o tutorial eu tive o mesmo problema quando tentava reiniciar o bind e o problema foi corrigindo alterando as aspas duplas por aspas duplas normais ”

    Espero que ajude!

  8. Mario
    10/26/2010 at 9:59 AM

    Valeu Andre..Tava com o mesmo problema e resolvi colocando as aspas duplas normais no named.conf.local

  9. Zarref
    05/05/2011 at 11:10 AM

    Amigo, posso fazer isso em servidor proxy?
    quando vou alterar o arquivo resolv.conf
    se eu substituir o endereço do meu gateway que altomaticamente já está setado como DNS
    a net não irá funcionar.
    Ou posso manter os dois?

  10. Luis Fernando
    09/08/2011 at 5:09 PM

    Olá pessoal boa tarde…
    Estou enfrentando o seguinte problema…
    Estou configurando um servidor DNS cache usando Ubuntu 11.04 server e Bind9, nas configurações padrões ele já funcionando normalmente, mas estou tendo problemas em configura-lo aplicando chroot, já olhei vários posts, estou usando este como base…

    http://www.howtoforge.com/perfect-server-ubuntu-natty-narwhal-ubuntu-11.04-ispconfig-2-p4

    Pelo que eu tenho visto nos logs do sistema e em alguns outros posts, estou tendo probs com permissões, o erro que aparece na inicialização é igual ao que o pessoal mostrou à cima:
    ~# /etc/init.d/bind9 restart
    * Stopping domain name service… bind9
    rndc: connect failed: 127.0.0.1#953: connection refused
    [ OK ]
    * Starting domain name service… bind9 [fail]

    Se puderem me ajudar agradeço, outra coisa tb, gostária de saber se é aconselhável realmente aplicar chroot neste servidor, observando que ele irá trabalhar p uma rede de um servidor de net via rádio….

    obrigado!

    • 11/27/2011 at 3:51 AM

      Caro colega,

      Consegui resolver o problema primeiro vendo no syslog a mensagem de erro

      mas basicamente foi da seguinte maneira. Se voce utiliza o serviço de update das zonas de dns, usa o rndc, que primariamente não resolve local. para solucionar isso devemos adicionar o localhost para que ele rode

      no /etc/bind/named.conf insira

      include “/etc/bind/rndc.key”;

      controls {
      inet 127.0.0.1 port 953
      allow { 127.0.0.1; } keys { “rndc-key”; };
      };

      no /etc/bind/named.conf.options insira

      managed-keys-directory “/etc/bind/managed-keys”;

      crie o diretorio /etc/bind/managed-keys e o arquivo managed-keys.bind

      Se não der certo pode entrar em contato comigo. Eu resolvi esse problema para o samba4 que estou implantando

      • 01/26/2012 at 3:25 AM

        Por favor , como posso entrar em contato com vc , my skype gtalk msn = lumesys , obrigado!

  11. Paulo PCRT
    09/26/2011 at 1:01 AM

    Cara parabens valeuuu mesmo pelo tutorial,
    segui seus passos e deu certinhoooow =)
    vlw abraço

  12. 09/27/2011 at 2:38 AM

    fiz tudo isso no debian 5, quando fui pingar apareceu isso: ping: unknown host mail.meudominio.com.br

    não consegui o dnsutils.

    alguém pode me ajudar?

  13. Filipe Teles
    10/04/2011 at 5:29 PM

    Segui o tutorial, mas o endereço que eu usei (no seu caso, acme.local) aponta pro localhost

  14. ernanesm
    10/22/2011 at 10:47 PM

    Muito bom, parabens camarada, segui seu tutorial e aqui esta funcionando.

  15. 12/26/2011 at 12:45 PM

    pessoal.. estou com problema, meu server Dns, resolve o dominio setado para ele.. mas quando uma estação para apontar para ele, ñ resolve outros dominios apenas o dele, o que pode ser?

  16. Sul
    01/15/2012 at 1:17 PM

    Cara tem erro o Bind não reinicia , pelo visto não sou o unico !!! tempo perdido!!!

  17. 05/17/2012 at 8:59 PM

    Hello! kagebek interesting kagebek site! I’m really like it! Very, very kagebek good!

  18. 05/17/2012 at 9:00 PM

    Hello! gacaeag interesting gacaeag site! I’m really like it! Very, very gacaeag good!

  19. Anderson
    07/11/2012 at 9:50 AM

    Parabens pelo post, muito bem explicado e de bom uso. No meu o bind9 reniciou normalmente, o que eu gostaria de saber e se com essas configurações eu vou poder usar o ispconfig 3 para criar as contas de email?

  20. 03/20/2013 at 5:46 PM

    Será que alguém pode me ajudar?
    Fiz os passos certinhos e o bind9 startou ok
    Porem ainda nao funciona o meu dominio corretamente.
    registrei pelo registro br e lá no painel do registro br possui um campo onde se atribui servidor dns master e slave, pelo menos 2.
    Preciso alterar alguma coisa lá?
    Obrigado!

  21. 04/09/2013 at 12:09 PM

    Simples e prático, este tutorial funcionou perfeitamente no ubuntu 12.10 sem nenhuma dor de cabeça, parabéns!

  22. jhonatta
    09/21/2013 at 11:30 PM

    alguem ai pode me responder …
    to tentand configurar este DNS para resolver solicitacoes locais
    e necessario criar uma conta no registro.br ???
    grato

  23. 06/30/2014 at 7:09 AM

    Fantastic post however , I was wondering if you could write a litte more on this topic?

    I’d be very thankful if you could elaborate a little bit more.
    Many thanks!

  24. haider
    03/26/2015 at 6:35 AM

    gostei da aula

  25. Fernando Santana
    07/03/2015 at 7:55 PM

    Estou a procura da mesma dúvida do Francisco Gomes, no registro.br pede o master e slave referente a ns1 e ns2 mais o ipv4 dos dois, de grosso modo de onde sai o ip e endereço do slave?

    Vai tirar uma dúvida de anos, Obrigado.

  1. 05/28/2009 at 12:58 AM

Leave a comment